Imagem: Alece

Microchipagem e cadastro: deputado Simão Pedro apresenta projeto para proteger animais de estimação

O deputado estadual Simão Pedro apresentou na Assembleia Legislativa uma importante iniciativa para garantir o bem-estar e a segurança dos animais de estimação. Ele deu entrada, a uma proposta que destaca a urgência de combater o abandono de animais e promover a posse responsável como solução para inúmeros desafios.

O projeto prevê a criação do Sistema Estadual de Cadastro e Controle de Animais Domésticos (SECCAD) e a microchipagem que, combinada com a castração, surge como uma ferramenta para controlar o crescimento da população animal e garantir que todos os animais tenham um lar amigável. Além disso, ao identificar e registrar todos os animais, será possível criar políticas mais eficientes, incluindo campanhas de castração e adoção, visando o bem-estar dos pets.

“O cadastro no SECCAD proporcionará um monitoramento eficaz dos animais, facilitando ações de resgate e adoção, enquanto também permitirá identificar e responsabilizar tutores em casos de negligência ou maus-tratos. Além disso, a microchipagem e o cadastro simplificarão a identificação de tutores de animais abandonados, promovendo a conscientização e a responsabilização. Essas medidas também oferecerão segurança adicional aos tutores, ajudando no rápido reencontro com seus animais de estimação em casos de perda ou furto”, explica Simão Pedro.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram