Reprodução

Completa

Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil nesta quinta-feira

O documento foi apresentado em fevereiro de 2022

A nova carteira de identidade passa ser emitida a partir desta quinta-feira, (11/1) em todo os Estados e o Distrito Federal.

O documento foi apresentado em fevereiro de 2022. Até dezembro de 2023, foram emitidas mais de 2 milhões.

“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica o Ministério de Gestão e Inovação.

O objetivo da substituição é um cadastro único da Pessoa Física, o CPF. Esse documento é emitido pela Receita Federal. A assim Carteira de Identidade Nacional (CIN), passa valer em todo território nacional, enquanto o RG é emitido por Estado.

Assim, o novo documento vai contar todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

A primeira renovação é gratuita. O documento vai estar disponível em versão física(cédula)e digital. No Ceará, se a pessoa preferir o formato em cartão, precisará pagar a taxa de R$ 68.

Validade

*De 5 anos para crianças de zero a 12 anis incompletos

  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos

A partir dos 60 anos, a validade será indeterminada.

informações

Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

As pessoas que começam a receber o documento impresso já podem acessar no app GOV.BR para emitir a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. O cidadão recebe a carteira de identidade física, e, depois, contará também com a carteira digital na palma da mão, no aplicativo GOV.BR.

Os documentos necessários pra tirar a primeira via da CIN. Pela Lei 7.116/83, são necessários a certidão de nascimento ou casamento.

Os brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram