Foto: Thiago Gaspar - Casa Civil

Desenvolvimento

PIB cearense fecha o terceiro trimestre com alta de 2,24%, acima da média nacional

A perspectiva do PIB para 2023 também foi anunciada

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou com crescimento de 2,24% no terceiro trimestre de 2023 (entre julho e setembro) em relação a igual período de 2022, resultado que ficou acima do índice nacional divulgado pelo IBGE, de 2,0%.

O desempenho do PIB cearense no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre deste ano, foi de 0,06%, enquanto o do Brasil cresceu 0,1%. Os números da economia cearense acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

Dentre os três grandes segmentos (Agricultura, Serviços e Indústria) do PIB cearense o melhor desempenho no terceiro trimestre de 2023, em relação a igual período de 2022, ficou com o setor de Serviços, com 4,23%. Na comparação do terceiro trimestre de 2023 em relação ao segundo trimestre de 2023, o destaque foi a Agropecuária (2,40%).

A perspectiva do PIB para 2023 também foi anunciada. De acordo com a previsão do Ipece, a quarta estimativa do ano e referente a dezembro, o crescimento da economia deve ficar em 2,10%. Já a previsão para a economia cearense em 2024 é de 1,91%, sendo acima do previsto para o PIB da economia brasileira, de 1,50 %.

Quem apresentou os detalhes foi o analista de políticas públicas do Ipece, Nicolino Trompieiri.

O presidente do Ipece, Alfredo Pessoa de Oliveira, destacou ainda que o investimento de bancos públicos aumentou nos últimos anos, o que também pode estimular o crescimento da economia em 2024.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram