Foto: (Marcos Moura)

Prevenção

Prefeito Sarto anuncia operação Tira-Treco em áreas de risco e reforça ações para a quadra chuvosa

O prefeito também salientou que é importante que a população colabore com a limpeza urbana, uma vez que boa parte dos resíduos retirados são resultado de descartes irregulares de lixo

Em transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira (27/02) pelas redes sociais e pela TV Terra do Sol, o prefeito José Sarto respondeu a perguntas feitas pela população e reforçou algumas das ações protagonizadas pela Prefeitura de Fortaleza durante a quadra chuvosa. Entre os destaques, Sarto anunciou a ampliação da Operação Tira-Treco e reforçou o trabalho de prevenção e limpeza de lagoas, bueiros e bocas de lobo.

A Prefeitura de Fortaleza dispõe de diversas ações para recolhimento e gestão de resíduos sólidos. Uma delas é a Operação Tira-Treco, que conta com caminhões atuando de forma itinerante para recolher materiais de grande porte. Como anunciou o prefeito, a Operação Tira-Treco será ampliada durante o período de chuvas e atenderá áreas de maior risco.

“O Tira-Treco agora vai circular de quinta-feira a sábado, semanalmente, em áreas que sofrem com alagamentos neste período de chuva. Da mesma maneira, as rotas semanais do caminhão Tira-Treco vão estar disponíveis nos canais de comunicação da Prefeitura, para que a população se organize e possa descartar de forma adequada os resíduos volumosos”.

Além da Operação Tira-Treco, a Prefeitura conta com 100 Ecopontos espalhados em toda da capital, que recebem entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha. “Estamos expandindo o número de Ecopontos, espalhando por toda a cidade esses equipamentos. Lembrando que os Ecopontos também recebem materiais recicláveis, que podem ser trocados por crédito para abater na conta de energia elétrica”, reforçou o prefeito.

Desde o início dos trabalhos de prevenção, seis mil bocas de lobo foram desobstruídas e mais de 300 canais e lagoas foram limpos. O prefeito também salientou que é importante que a população colabore com a limpeza urbana, uma vez que boa parte dos resíduos retirados são resultado de descartes irregulares de lixo.

“Existe um trabalho permanente da Prefeitura, que se intensifica bem antes do período chuvoso começar: a gente faz a limpeza e desobstrução de rios, riachos, canais, lagos, bueiros e bocas de lobo. Para vocês terem uma ideia, desde o ano passado até agora, nós recolhemos mais de 54 mil toneladas de lixo com esse trabalho”, afirmou Sarto.

“Ainda temos um sério problema de descarte irregular de lixo, de móveis velhos e materiais de todo o porte, que acabam sendo jogados indevidamente nos recursos hídricos. Qual a consequência disso? Esse lixo atrapalha o escoamento das águas da chuva e entope bueiros e galerias, o que acaba causando alagamentos na cidade, atrapalhando o trânsito e agravando os riscos para quem mora em áreas críticas”, comentou.

Durante a live, Sarto relembrou que a gestão tem feito um esforço contínuo para resolver problemas crônicos em áreas de alagamento. Um dos projetos realizados é o Proinfra, que está incluso no Vida Nova, maior programa de investimentos já realizado em Fortaleza.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram