Mais de 600 famílias receberam, na manhã deste sábado (29), o documento que garante a propriedade de suas residências. Pelo Programa Papel da Casa Legal, da Prefeitura de Caucaia, 325 receberam o documento do imóvel. Já pelo Programa Papel da Casa, do Governo do Ceará, são 300 famílias beneficiadas.
Esta já é a terceira entrega realizada pela Prefeitura de Caucaia, que deu início ao programa municipal em 2021. Com a entrega deste sábado, já são mais de 1.100 famílias beneficiadas com o programa do município.
“O objetivo da gestão municipal é alcançar 5 mil famílias no total. Neste momento, já temos outras 2865 famílias em pré-cadastro. Esse programa representa segurança para estas famílias, que hoje dormirão um pouco mais tranquilas com a propriedade e a posse de suas residências”, disse Vitor Valim.
O governador Elmano de Freitas agradeceu à gestão municipal pela parceria: “Aqui tem parte do estado, mas também da prefeitura, em uma ação conjunta para beneficiar o povo. E uma coisa muito boa no ser humano é ter gratidão. E isso hoje não aconteceria se não fosse o prefeito Vitor Valim”, disse.
O sentimento dos beneficiários se traduz em gratidão e alívio. Como revela Rosa Mística, moradora do Araturi. Ela, que já havia tentado dar entrada no documento, porém, os altos custos inviabilizaram a iniciativa. “Moro no Araturi desde 1986. Recebi a minha casa pela COAB, tentei em 2013 conseguir o papel da minha casa, mas como era um preço muito alto, eu parei”, revela. “Era um sonho. Quem não quer uma coisa registrada, uma segurança? É ótimo!”, comemora.
Um outro benefício concedido através do programa Papel da Casa Legal, da Prefeitura de Caucaia, é a isenção do IPTU e do ITBI, através de uma lei municipal, sancionada em março de 2023, pelo Prefeito Vitor Valim, beneficiando mais de 10 mil imóveis de programas habitacionais sociais em Caucaia.