Prevenção

Prefeitura de Caucaia realiza Operação Fronteira contra a dengue, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

A ação buscou intensificar as visitas domiciliares em locais estratégicos, apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRA

Ação inédita reúne Prefeitura de Caucaia e Prefeitura de Fortaleza em uma ampla ação de prevenção a arboviroses. Nesta terça-feira (26), agentes de endemias das duas cidades deram início à operação Operação Fronteira contra o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. A concentração aconteceu na Praça da Igreja Santa Luzia, no bairro Conjunto Ceará, e reuniu cerca de 60 agentes de Caucaia, que irão visitar quatro mil imóveis em 4 bairros, beneficiando 10 mil caucaienses, nos bairros Parque Albano, Conjunto São Miguel, Parque Guadalajara e Marechal Rondon. A ação segue até esta quarta-feira (27).

“O objetivo dessa ação fronteira é a gente unir as forças dessas duas grandes cidades, para evitar a proliferação das arboviroses, como tem sido visto em outros estados. E, para isso, Caucaia e a região metropolitana precisam ser exemplo”, disse Zózimo Medeiros. Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia, dá mais detalhes sobre a ação: “A gente realizará nestes dois dias as visitas domiciliares padrão. Ou seja, atividades de controle vetorial, educação em saúde, telamento de caixa d’água e peixamento”.

Outras iniciativas

Também neste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveram a operação “Aedes na Mira”. A ação buscou intensificar as visitas domiciliares em locais estratégicos, apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRA. Esta metodologia aponta de forma rápida, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito que tenham dado mais alta e em locais com casos confirmados da doença.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram