Foto: Yuri Allen

Reconhecimento

Prefeitura de Fortaleza conquista Prêmio Bicicleta Brasil com o programa Pedala Mais e o Bicicletar

Dos 18 projetos vencedores, nas seis categorias, o programa Pedala Mais e o Bicicletar levaram as notas mais altas: 9,58 e 9,17, respectivamente

A Prefeitura de Fortaleza conquistou o Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades, com o programa Pedala Mais e o sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar. O Pedala Mais ficou em primeiro lugar da categoria 5 do Prêmio, reservada a “Projetos, Planos, Programas e Urbanização”, seguido pelo Bicicletar, que alcançou o 2º lugar da mesma categoria. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (08/11).

Política cicloviária da Capital, o Pedala Mais engloba projetos de inovação, infraestrutura e sustentabilidade com intuito de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável da América Latina, tendo como guia a Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que prioriza modos de transporte mais sustentáveis.

O programa vem promovendo a expansão e a conectividade da malha cicloviária em toda a capital cearense, oferecendo mais segurança para os ciclistas realizarem seus trajetos diários. Atualmente, Fortaleza conta com 480 km de malha cicloviária, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados.

“É um reconhecimento fantástico para o trabalho que a cidade vem fazendo, e tem um valor considerável por vir de uma iniciativa do Governo Federal, isso tem um peso muito grande. Entendemos que os dois projetos premiados têm uma relevância positiva para a cidade como promoção dos meios ativos de transporte, mas também como benefício palpável para a população e como política pública de mobilidade. Então é uma felicidade enorme e ressalta a importância da política cicloviária para a cultura de Fortaleza”, pontua a coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro.

O Bicicletar, um dos braços do programa, é considerado um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas do Brasil em número de estações por habitantes. Com 252 estações em operação, 90% destes equipamentos estão a 300 metros de uma infraestrutura cicloviária, consolidando Fortaleza como uma cidade que promove o uso da bicicleta como meio de transporte acessível e sustentável. Com mais de 7 milhões de viagens realizadas desde o início de sua operação, em 2014, o Bicicletar possui 1.500 bicicletas convencionais, 100 bikes elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar, versão infantil do programa, e este ano ampliou sua presença para todas as 12 regionais da cidade.

Avaliação

O Prêmio Bicicleta Brasil foi dividido em seis categorias e teve mais de 70 iniciativas habilitadas, oriundas de todo o país. A iniciativa do Ministério das Cidades faz parte do Programa Bicicleta Brasil, sob gestão da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, e está vinculado ao Selo Bicicleta Brasil.

Em sua primeira edição, a premiação tem o objetivo de destacar boas práticas, sejam elas técnicas, científicas ou artísticas, para o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Todos os projetos avaliados vão receber o Selo Bicicleta Brasil, como reconhecimento.

Dos 18 projetos vencedores, nas seis categorias, o programa Pedala Mais e o Bicicletar levaram as notas mais altas: 9,58 e 9,17, respectivamente. O reconhecimento reflete o compromisso da gestão municipal com a melhoria da mobilidade urbana de Fortaleza, focando em soluções sustentáveis e comprovando que a bicicleta é uma alternativa viável de transporte urbano.

Pedala Mais

Oficialmente lançado em 2023 pelo prefeito José Sarto, o Pedala Mais inclui, além da ampliação da malha cicloviária, ações de manutenção e melhorias nas infraestruturas cicloviárias, instalação de elementos de proteção, ampliação do Bicicletar, plantio de árvores, elementos inovadores como o primeiro painel de dados de ciclistas, a construção de novos bicicletários, assim como encontros periódicos com a comunidade ciclista e atividades de incentivo ao uso da bicicleta já incorporadas no calendário da cidade, como a Ciclofaixa de Lazer.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress