Bastidores

Programa Domingo Debate da Rádio Assunção Fortaleza estreia com ex-governador Gonzaga Mota

A atração é apresentada pelo jornalista Renato Abreu

O programa Domingo Debate da rádio Assunção AM 620 – aos domingos das 10h às 12h, estreou neste domingo (19/1) a sequência DOCUMENTO ESPECIAL.
O programa Domingo Debate é apresentado na rádio Assunção todos os domingos pelo jornalista Renato Abreu.
O convidado foi o ex governador Gonzaga Mota que lembrou os bastidores da articulação política que elegeu a chapa Tancredo Neves/José Sarney no Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985, portanto há 40 anos.
Gonzaga Mota lembrou da liderança de Aureliano Chaves, então vice-presidente de João Figueiredo, que junto com ele lançaram a dissidência dentro do PDS contra a candidatura de Paulo Maluf .
Gonzaga foi o primeiro governador do Brasil a romper com o PDS e consequentemente com o governo Figueiredo e sofreu grandes retaliações principalmente financeiras contra o Estado .
Recordou uma reunião em Brasília com Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e o próprio Aureliano. Nessa reunião foi oficializado um acordo para apoiar Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.
Gonzaga Mota também revelou no programa que o nome de José Sarney para vice-presidente não era bem recebido pelo chamado grupo dos autênticos do PMDB que tinha Mário Covas, Fernando Lyra, Fernando Henrique Cardoso e Paes de Andrade como líderes.
Segundo Gonzaga num encontro entre ele e Tancredo, que ainda era governador de Minas Gerais, ele foi surpreendido pelo convite de Tancredo para ser o vice em sua chapa . O Governador do Ceará declinou do convite em lealdade a Aureliano Chaves que já tinha a pretensão de lançar José Sarney para o cargo, o que de fato aconteceu.
Sobre o lançamento de Tasso Jereissati como seu candidato ao governo do Estado, Gonzaga Mota revelou que a idéia de lançar o nome do jovem empresário foi exclusivamente sua. ” Consultei duas pessoas, o Chanceler Airton Queiroz e o médico cardiologista que acompanhava o Tasso. Recebi o sinal verde e chamei o Tasso . O resto é história”, revelou .
No final da entrevista Gonzaga contou que não pediu nada ao futuro governador Tasso, mas que recebeu um telefonema do presidente Sarney que pediu a eleição pra permanecer no governo para facilitar a eleição de Tasso. “Assim foi feito . Depois o Sarney me disse que quando saísse do governo, seria seu Ministro no outro dia . ” . O convite para o ministério nunca aconteceu.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress