Com novos leitos, estrutura física moderna e ambientes adequados às normas vigentes, o novo Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha da Messejana) foi entregue pelo prefeito José Sarto nesta segunda-feira (08/04). Após as intervenções, a unidade hospitalar ganhou incremento de, aproximadamente, 30% do número de leitos e da sua capacidade cirúrgica. Toda essa estrutura oferta para os usuários, conforme destacou Sarto, uma capacidade mensal de aproximadamente 6 mil atendimentos de urgência e emergência, além de 350 cirurgias.
Com a reforma, o Frotinha da Messejana ganhou novos leitos à disposição da população, passando de 71 para 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, 6 de recuperação, 4 de Unidade de Terapia de Urgência e 2 para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias. A capacidade de cirurgias também foi ampliada, saltando de duas para três salas cirúrgicas. Outro destaque é que a unidade hospitalar será a primeira do Município gerenciada pela Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
O equipamento também recebeu consultoria da Sociedade Israelita Albert Einstein, instituição de São Paulo reconhecida pela qualidade da assistência e práticas de gestão na área da saúde.
Durante a entrega, o titular da Saúde, Galeno Taumaturgo, pontuou outras melhorias implantadas na saúde da capital.