Negociação

Sarto se reúne com sindicalista para discutir reajuste salarial dos professores

Ficou acordado que uma nova audiência será realizada até a próxima sexta-feira (02/02)

O prefeito José Sarto se reuniu, nesta segunda-feira (29/01), com representantes do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) e da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) para discutir o reajuste salarial e outras reivindicações dos professores da Rede Municipal de Ensino. Ficou acordado que uma nova audiência será realizada até a próxima sexta-feira (02/02). Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação, fala da importância do diálogo com os representantes sindicais.

Dalila destacou ainda que, a Educação é uma prioridade da atual gestão e a Prefeitura mantém o diálogo aberto e transparente com a categoria. Para a secretária, o compromisso da Prefeitura com a Educação pode ser traduzido em números.

A Prefeitura de Fortaleza implementou um plano de cargos e carreiras para professores, que inclui benefícios como: redução de 50% da carga horária, anuênios, licença-prêmio e dois períodos de férias por ano. Desde 2021, foram 1.821 professores promovidos, somando um investimento superior a R$ 11 milhões. A gestão também implantou progressões por tempo de serviço e qualificação, promoções por titulação e pagamentos de pecúnias.

Além disso, o Programa Professores sem Fronteiras levará, até o fim de 2024, 200 profissionais da Rede Municipal para intercâmbios em outros países. Até o momento, já viajaram 75 profissionais para França, Espanha e Irlanda. No total, o investimento ultrapassa os R$ 8,5 milhões.

José Sarto ressaltou os avanços na educação na sua gestão.

“A educação sempre foi tratada com máxima prioridade pela nossa gestão. Para vocês terem ideia, 27,51% de todo o orçamento de Fortaleza é aplicado na Educação. Outro dado importantíssimo: do ano passado para cá, a folha de pagamento dos professores aumentou em 20%.
Concurso público para professores, reforma e expansão do nosso parque escolar, ações de valorização profissional e incentivo a educação permanente são alguns dos nossos esforços. A reunião é mais uma demonstração do nosso compromisso de dialogar com a categoria e ofertar um ensino público de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, disse.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram