Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) - Foto: Máximo Moura

Cidadania

Segunda edição do Vem pra Alece terá visitas guiadas e novidades na programação

O evento vai oferecer serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, espaço infantil, empreendedorismo, visitas guiadas e muito mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) se prepara para mais um dia repleto de atrações e serviços gratuitos para a população da cidade de Fortaleza. A 2ª edição do Vem pra Alece deve atrair seis mil pessoas no próximo domingo (28/04), a partir das 8h, reunindo uma programação diversificada e com novidades em relação à primeira edição. O evento vai oferecer serviços de cidadania, saúde, educação, cultura, espaço infantil, empreendedorismo, visitas guiadas e muito mais.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, revela que a edição deste domingo terá novidades para receber o público. “A gente tem este ano a primeira novidade, que é a própria estrutura do evento, pois a gente traz mais conforto, inclusive mais conforto térmico para as pessoas que vão visitar, porque a gente tem que lembrar que o Vem pra Alece é um evento de rua e também adentra as dependências da Casa, na visitação”, comenta.

A outra novidade desta edição é a presença do Vetmóvel. “É uma parceria com a Secretaria da Proteção Animal (Sepa) no espaço que a gente chama ‘espaço rua’, para atender vacinação e também castração de cães e gatos. E consulta também, eventualmente. Além disso, a gente recebe aqui na Casa os ganhadores do Festival de Arte e Cultura, que a gente já faz há alguns anos no interior do Ceará, e vai contar inclusive com a apresentação de povos indígenas”, detalha Luiza.

O Vem pra Alece vai disponibilizar uma série de atrações, como oito tendas temáticas, visitas guiadas e exposições, além de um espaço gastronômico. Os visitantes poderão participar de rodas de conversa, desfrutar de apresentações culturais e aproveitar serviços de higiene, beleza e aulas de dança. Feiras de artesanato e de produtos orgânicos também serão ofertados.

VISITAS GUIADAS

Como espaço plural e acessível ao público de todo o Estado, a Casa Legislativa estará aberta para visitação guiada. De iniciativa do Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), o projeto O Parlamento e Sua História oferece uma oportunidade única para conhecer o trabalho legislativo, entender o papel da Alece e se aproximar do mundo político, reforçando o compromisso da instituição com a transparência, participação cidadã e educação.

Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce, destaca do que a população poderá desfrutar durante a visita guiada. “Nós vamos proporcionar aos nossos visitantes uma visita mediada, que vai contemplar nossas duas exposições que estão disponíveis neste momento: a exposição permanente, que conta a história da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e a exposição de curta duração, aberta recentemente, na última sexta-feira, que traz um dos instrumentos de comunicação da Assembleia, que conta a história da Assembleia desde 1996, há 28 anos, a Revista Plenário”, detalha.

motricidade fina, teatro de fantoches, brinquedos infantis e mascotes volantes.

Inclusão

  • Tenda do Centro Inclusivo para o Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece, com circuito psicomotor com peças do atletismo (xadrez adaptado, futebol de cegos, esgrima em cadeira de rodas, slackline e chute a gol);
  • Sala sensorial com emissão de documentos de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Empreendedorismo

  • Feira de artesanato;
  • Atendimento da Sala do Empreendedor da Alece, com orientação para abertura, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI), emissão de boletos e demais orientações;
  • Atendimento do Ceará Credi com divulgação do programa, formas de acesso ao crédito e às linhas de crédito disponíveis;
  • Divulgação de cursos e atividades do Sebrae.

Sustentabilidade

  • Tenda da Sustentabilidade, com divulgação dos serviços de coleta seletiva; feira de orgânicos da agricultura familiar; experiência de realidade virtual dos trabalhos da Cagece; distribuição de mudas; exposição e venda de sementes nativas; robótica sustentável; oficina de colagem com recicláveis; bate-papo intitulado “Incêndio Florestais e Mudanças Climáticas”, com Genário Azevedo; vivência de sustentabilidade e espaço para atividades dos catadores com apoio da Solar Coca-Cola.

Gastronomia

  • O Vem pra Alece conta com espaço gastronômico variado para o público.

Edição: Lusiana Freire

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress