Por Camylla Evellyn
A Sudene aprovou, nesta sexta-feira (20/10), a liberação da parcela de R$ 811 milhões do financiamento da Transnordestina Logística. O recurso será usado na construção da ferrovia que liga o município Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Esta é a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste e prioritária para o Governo Federal, incluída no novo Pac.
A autorização para a liberação dos recursos é parte do esforço do Governo Federal para que a concessionária entregue a obra até 2026. O objetivo é evitar o desperdício de recursos públicos já empregados e de dar efetividade à política pública de transporte ferroviário, bem como à de desenvolvimento regional.
A Sudene participa da Transnordestina, através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, com quase R$ 4 bilhões da obra. Desse total, 3 bilhões já foram liberados. Com a aprovação do pagamento da parcela, a Sudene solicita ao Governo Federal a adoção de gestão junto à Secretaria do Tesouro Nacional com vistas à disponibilização financeira dos recursos empenhados. Após a liberação dos recursos, a autarquia emite e assina ordem bancária ao Banco do Nordeste.