Trabalho

Tauá: prefeita Patrícia Aguiar recebe reconhecimento nacional pela Planificação da Saúde

O prêmio foi entregue durante a II Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde nesta terça-feira (12), em Brasília

A gestão da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, foi mais uma vez reconhecida. Dessa vez, ela recebeu o Prêmio Gilson Cantarino O’Dwyer concedido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que reconheceu o trabalho da Planificação na área da saúde desenvolvido em Tauá. “Suas contribuições excepcionais, sabedoria e liderança foram fundamentais para a transformação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o bem-estar da nossa nação”, diz a placa. O prêmio foi entregue durante a II Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde nesta terça-feira (12), em Brasília.

Patrícia Aguiar recebeu o reconhecimento ao lado do ex-vice-governador Domingos Filho; da deputada estadual Gabriella Aguiar; do deputado federal Domingos Neto; do secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso; da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e do ex-coordenador da Fiocruz no Ceará e um dos maiores defensores da Planificação da saúde, Carlile Lavor.

O município de Tauá foi escolhido em 2014 pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Fiocruz, Escola Estadual de Saúde Pública e pelo Conass como Projeto Piloto Nacional para a Planificação da Atenção Primária à Saúde.

“No próximo ano de 2024, a Planificação da Saúde em Tauá completa 10 anos. É uma palavra resume essa experiência pioneira no Ceará: revolução. Foi uma verdadeira mudança em todo o processo da atenção primária, com as equipes trabalhando de maneira integrada. Além da melhoria da qualidade dos serviços ofertados, houve também uma mudança no comportamento entre usuários e profissionais, a partir da organização do atendimento e dos serviços com as equipes do Programa Saúde da Família”, explicou Patrícia Aguiar.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram