Em crescimento no mundo, a prática do ESG, sigla inglesa para environmental (natureza), social (responsabilidade social) e governance (governança), está em expansão entre as empresas. A tática define 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos, visando a construção de um comércio inclusivo e sócio-ambiental sustentável. A estratégia emprega aos produtos uma relação mais clara entre os negócios e os consumidores.
A iniciativa estabelecida no Pacto Global, iniciativa mundial fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades internacionais, caiu no agrado dos compradores e a procura por produtos sustentáveis cresce exponencialmente. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 67% dos consumidores brasileiros apontaram que possuem o hábito de procurar as práticas de ESG de uma empresa antes de adquirir o produto.
As ações sustentáveis das empresas encontram também maior admiração dos consumidores e é um dos requisitos para a finalização da compra. Segundo o levantamento, 75% dos compradores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los. Já 57% dos entrevistados disseram que já deixaram de comprar produtos quando descobriram que a marca prejudica o meio ambiente de alguma maneira.
Para o consultor de empresas Wosley Nogueira a estratégia ESG traz benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. “O mercado está passando por mudanças, principalmente na forma de consumo, e faz parte da trajetória das empresas se adaptarem aos requerimentos dos consumidores, apoiando um comércio mais sustentável dos produtos”, pontua Nogueira.
Marketing e e-commerce
A prática se expande também para o gerenciamento do marketing das empresas, através da construção de atividades responsáveis e que potencializam a visão das empresas acerca das suas ações. Por meio do marketing digital, é possível reafirmar suas atividades na construção de um ambiente inclusivo, sociável e que tenha um equilíbrio de governança. Deste modo, deixando claro a transparência do negócio.
De acordo com o CEO da Hub 85 Marketing, Bruno Falcão, a transparência da empresa através das suas ações de marketing marcam um crescimento na confiança dos consumidores. “Quando as pessoas identificam isso no marketing digital, uma comunicação mais clara, que preze pela individualidade e transparência da empresa é possível notar uma maior confiança no produto consumido e na empresa que está comerciando”, diz Falcão.
A fala de Bruno é corroborada pelo levantamento realizado pela plataforma de e-commerce Mercado Livre em que apontou que os números de compradores que visam estimular hábitos de vida, alimentação e comportamentos sustentáveis cresceram 32% no Brasil. O estudo foi realizado no período de abril de 2021 a março de 2022.
“Estratégias claras e a educação das pessoas através das ações de marketing visam ainda mais a construção de imagem positiva da empresa. O tema segue em crescimento pelo mundo e é preciso estar atento ao que os consumidores pedem naquele momento, com a comunicação uniforme indo da linha de produção até a divulgação dos produtos”, finaliza Falcão.
do com levantamento, consumo cresce 32% entre compradores e 75% dos consumidores afirmam que práticas sustentáveis das empresas os encantam
Em crescimento no mundo, a prática do ESG, sigla inglesa para environmental (natureza), social (responsabilidade social) e governance (governança), está em expansão entre as empresas. A tática define 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos, visando a construção de um comércio inclusivo e sócio-ambiental sustentável. A estratégia emprega aos produtos uma relação mais clara entre os negócios e os consumidores.
A iniciativa estabelecida no Pacto Global, iniciativa mundial fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades internacionais, caiu no agrado dos compradores e a procura por produtos sustentáveis cresce exponencialmente. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 67% dos consumidores brasileiros apontaram que possuem o hábito de procurar as práticas de ESG de uma empresa antes de adquirir o produto.
As ações sustentáveis das empresas encontram também maior admiração dos consumidores e é um dos requisitos para a finalização da compra. Segundo o levantamento, 75% dos compradores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los. Já 57% dos entrevistados disseram que já deixaram de comprar produtos quando descobriram que a marca prejudica o meio ambiente de alguma maneira.
Para o consultor de empresas Wosley Nogueira a estratégia ESG traz benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. “O mercado está passando por mudanças, principalmente na forma de consumo, e faz parte da trajetória das empresas se adaptarem aos requerimentos dos consumidores, apoiando um comércio mais sustentável dos produtos”, pontua Nogueira.
Marketing e e-commerce
A prática se expande também para o gerenciamento do marketing das empresas, através da construção de atividades responsáveis e que potencializam a visão das empresas acerca das suas ações. Por meio do marketing digital, é possível reafirmar suas atividades na construção de um ambiente inclusivo, sociável e que tenha um equilíbrio de governança. Deste modo, deixando claro a transparência do negócio.
De acordo com o CEO da Hub 85 Marketing, Bruno Falcão, a transparência da empresa através das suas ações de marketing marcam um crescimento na confiança dos consumidores. “Quando as pessoas identificam isso no marketing digital, uma comunicação mais clara, que preze pela individualidade e transparência da empresa é possível notar uma maior confiança no produto consumido e na empresa que está comerciando”, diz Falcão.
A fala de Bruno é corroborada pelo levantamento realizado pela plataforma de e-commerce Mercado Livre em que apontou que os números de compradores que visam estimular hábitos de vida, alimentação e comportamentos sustentáveis cresceram 32% no Brasil. O estudo foi realizado no período de abril de 2021 a março de 2022.
“Estratégias claras e a educação das pessoas através das ações de marketing visam ainda mais a construção de imagem positiva da empresa. O tema segue em crescimento pelo mundo e é preciso estar atento ao que os consumidores pedem naquele momento, com a comunicação uniforme indo da linha de produção até a divulgação dos produtos”, finaliza Falcão.