Criados em 2021, três órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), potencializaram as iniciativas voltadas à responsabilidade social da Casa, impactando de forma importante na qualidade de vida de muitos cearenses: o Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) e Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).
Essas açõessão retratadas em projeto especial multimídia produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Alece, por meio de uma parceria entre o núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário Alece, Alece FM e Alece TV. Todo o material produzido está disponível no site da Alece.
A primeira-dama da Alece e líder do CRS, Cristiane Leitão, destaca que a criação e atuação dos órgãos faz parte de um esforço em torno do objetivo de que o Legislativo Cearense se tornasse um exemplo de parlamento aberto.
“É a Casa Legislativa olhando para os demais atores, para todas as pessoas que precisam da nossa Casa. O grande sucesso dessa gestão foi olharmos de maneira muito equilibrada para três aspectos: a gestão ambiental, a gestão de ações sociais e a gestão principalmente da governança”, avalia.
Cristiane Leitão lembra ainda que uma das primeiras ações do CRS foi a adesão ao pacto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.
“Então hoje a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é signatária do pacto global. Isso nos dá muito orgulho e nos ajuda a entender como é importante trabalhar governança, educação de qualidade, saúde para todos, a questão do empreendedorismo social, questão da erradicação da pobreza e outras ações que contemplam os 17 Objetivos”, declara.
O CIADI
O órgão realiza atendimentos por uma equipe multiprofissional nas áreas de serviço social, enfermagem, psiquiatria, pediatria, neuropediatria infantil, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, educação física, musicoterapia e nutrição.
O Ciadi oferece o acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia 21 (T21), síndrome de Down. O serviço é disponibilizado aos filhos dos servidores da Alece e pessoas da comunidade do entorno, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
CENTRO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Atua na promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz, por meio de práticas colaborativas e restaurativas, nas temáticas de família, vizinhança, condomínio e imobiliário.
O trabalho é desenvolvido através da oferta de serviços e ações que incentivam a resolução de conflitos de maneira pacífica, assim como fomenta a educação e a prevenção de conflitos à comunidade, fortalecendo, portanto, a inclusão social e a autonomia do cidadão. Os agendamentos para atendimento podem ser realizados por meio de formulário na página do órgão.
CRS
O Comitê de Responsabilidade Social tem por finalidade sistematizar, otimizar e gerenciar as ações de responsabilidade social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores da Alece e da sociedade cearense.
É composto por quatro células: Sustentabilidade e Gestão Ambiental; Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social; Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas; Saúde e Segurança do Trabalho.
Edição: Clara Guimarães