A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, confirmou nesta sexta-feira (20) sua desfiliação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O anúncio, feito através das redes sociais, sela o fim de uma relação que vinha dando sinais de esgotamento e marca o ingresso da gestora na federação União Progressista (União Brasil/PP).
Embora o tom oficial do anúncio tenha sido de “soma de esforços”, os bastidores políticos indicam que a saída de Jade foi acelerada pela limitação de crescimento dentro do MDB. Com o partido sob lideranças consolidadas e uma estrutura interna engessada para novos projetos majoritários, Romero buscou abrigo em um bloco que oferece maior capilaridade e protagonismo.
Na nova federação, Jade passa a compor um grupo que detém uma das maiores fatias do tempo de TV e fundo eleitoral, além de se alinhar a nomes que hoje ditam o ritmo da política no interior e na capital.
No vídeo publicado, a vice-governadora fez questão de listar seus novos aliados, sinalizando que a mudança foi amplamente articulada.
“Estou chegando nesse time para somar com o deputado Moses Rodrigues, Fernanda Pessoa, AJ Albuquerque e Zezinho Albuquerque”, pontuou Jade, citando lideranças que possuem bases eleitorais sólidas e que agora formam seu novo cinturão de apoio.
A movimentação de Jade Romero não é apenas partidária, é governamental. Ao se filiar à União Progressista, ela leva o cargo de vice-governadora para dentro de uma federação que, embora aliada ao governador Elmano de Freitas (PT), possui dinâmicas próprias e muita força de negociação.









