A 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), realizada este ano em Genebra, na Suíça, teve início nesta quinta-feira (14/09). A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participa do evento com a apresentação de projetos desenvolvidos pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Casa. A Alece é a única Casa Legislativa do Nordeste a participar do evento.
A primeira-dama da Alece e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, e a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, representando a deputada Gabriella Aguiar (PSD), presidente da Unipace, participam do evento e vão apresentar, na sexta-feira (15/09), as iniciativas da Alece com foco em governança, cultura de paz e Agenda 2030.
Em entrevista recente concedida ao programa Conexão Assembleia, Cristiane Leitão afirmou que a participação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na SAEG é um marco e um reconhecimento pelo “grande trabalho” feito pelo Comitê de Responsabilidade Social, que alinhou as atividades realizadas pelo Parlamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Hoje o Parlamento cearense trabalha a cultura de paz através da mediação e gestão de conflitos. A Unesco já nos sinalizou que somos o primeiro Parlamento do Brasil a realizar esse tipo de trabalho. Já estamos sendo copiados por outras assembleias do Brasil e vamos mostrar nesse evento que é possível inserir as ODSs da ONU dentro de qualquer estrutura organizacional”, disse.
Entre os projetos sociais alinhados às ODS que serão apresentados no evento, a primeira-dama destacou a reserva de vagas nos cursos de línguas ofertados pela Unipace para os jovens moradores de comunidades vulneráveis.
“É um trabalho social que implantamos na Unipace, onde damos oportunidades para que esses jovens realizem um novo projeto de vida. Acredito que tudo isso chamou a atenção da ONU e vamos lá apresentar todo nosso modelo de gestão sistêmica e todas as ações que temos promovido através do Comitê de Responsabilidade Social”, frisou.
SAEG
A Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) é um conjunto de eventos interligados que constroem um espaço de diálogos e troca de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados sobre estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.
Com o tema “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, a edição deste ano reúne lideranças de diversas áreas para debater ações para o alcance das metas da Agenda 2030 no serviço público, assim como destacar a importância das escolas de governo para o cumprimento desse objetivo.
Na programação de hoje estão debates como “Cooperação, Democracia e Cidadania no Brasil”, “Cooperação para Avaliação de Políticas Públicas”, “Desafios e oportunidades da cooperação para o alcance da Agenda 2030 no serviço público” e “Conhecer para agir: o papel das escolas de governo na construção de capacidades para a Agenda 2030 no serviço público”.
O encontro é realizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).
Edição: Clara Guimarães