Em 2024, Fortaleza sediará cinco encontros do G-20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais através de diversas reuniões setoriais.
Ao longo dos meses de junho, julho e outubro, a Capital receberá reuniões ministeriais e dos grupos de trabalho, formulando e debatendo políticas centrais para o planeta.
Segundo o prefeito José Sarto, Fortaleza ser a cidade sede para os debates do G20 é motivo de orgulho e responsabilidade. “Somos a maior capital do Nordeste, lideramos o PIB na nossa região, nos destacamos pelo potencial turístico e pelos esforços de capacitação e geração de emprego e renda. Queremos fortalecer ainda mais nosso potencial para desenvolvimento e inclusão, projetando Fortaleza como cidade global”, declarou o prefeito.
G-20
O grupo, criado em 1999, é formado por 19 países dos cinco continentes, além da União Africana (recém-admitida) e União Europeia, abrangendo nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Juntos, os membros do grupo correspondem a 85% do PIB do planeta e dois terços da população mundial.
No decorrer deste ano, Fortaleza sediou diversos encontros internacionais dos mais diversos temas, com destaque para a 39ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), realizada em novembro no Paço Municipal.