Após a Educação Especial e a Educação Infantil, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), segue com o processo de matrícula para as demais modalidades de ensino. O cronograma teve início na última terça-feira (09). Ao todo, serão quase 20 dias dedicados ao procedimento.
De acordo com Djamira Maciel, Gerente de Planejamento da Secretaria de Educação, esse processo começou ainda em dezembro, quando a SME deu início ao planejamento interno. No dia 14, os núcleo gestores de todas as escolas, representados pelos diretores, coordenadores e secretários, foram envolvidos a fim de preparar o ambiente escolar para receber pais e responsáveis para o procedimento. “Essa antecipação tem o objetivo de promover a assertividade das ações, beneficiando funcionários e também os pais e mães de alunos”, ressaltou.
Programação
O dia 09, data que abre o processo, foi dedicado à Educação Especial, ou seja, crianças e/ou estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Na quarta (10) e quinta-feira (11) foi a vez da Educação Infantil, sendo o primeiro dia para os Veteranos, e o segundo para os estudantes Novatos.
A partir do dia 12 até o dia 16, os alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos aprovados realizaram o procedimento. Já os recuperados e reprovados realizam o processo nos dias 23 e 24, e os estudantes novatos poderão se matricular no dia 26, no último dia dedicado à matrícula e rematrícula para a rede de ensino pública do município.
Confira o cronograma completo:
Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
23/01 e 24/01 – Recuperados e reprovados
26/01 – Novatos
Confira a documentação necessária:
Alunos veteranos:
Os alunos veteranos, ou seja, aqueles que já estudavam em unidades escolares em Caucaia, devem levar documentos relativos à atualização cadastral de seus filhos. São eles:
02 fotos 3×4 recentes;
Cartão de Vacinação (para alunos até 18 anos);
Diagnóstico médico daqueles que apresentam algum tipo de deficiência (caso tenha);
Comprovante de residência atualizado;
Declaração de vacinação atualizada (para crianças de 0 a 2 anos).
Alunos novatos
Já os estudantes novatos, transferidos de escolas de outras cidades ou que irão ingressar na rede municipal de ensino, devem ter:
Registro de nascimento;
02 fotos 3×4 recentes;
Comprovante de residência atualizado;
Número de Identificação Social (NIS) do estudante (caso tenha);
Cartão de vacinação (para estudantes até 18 anos);
Declaração de vacinação atualizada (para crianças de 0 a 2 anos);
Transferência ou declaração escolar (estudantes do Ensino Fundamental);
Número do BPC (somente para estudantes beneficiários do benefício de prestação Continuada)
Cartão Nacional do SUS (caso tenha);
Diagnóstico médico daqueles que apresentam algum tipo de deficiência (caso tenha).
CPF (obrigatório para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA)