Posto de atendimento do INSS passa a funcionar na Central da Cidadania da Câmara
13/06/2024 – Andre Barbosa Pinheiro
O início das operações contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT) e do prefeito de Fortaleza, José Sarto
O funcionamento do novo Posto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, foi oficializado na tarde desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Fortaleza. O momento que marca o início das operações foi marcado pela presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ao lado do presidente da Câmara, ver. Gardel Rolim e do prefeito de Fortaleza, José Sarto. A medida visa ampliar os serviços ofertados pela Central da Cidadania, que em 2023 chegou a marca de 25 mil atendimentos e diminuir a fila do INSS, como explicou o presidente, ver. Gardel Rolim.
“Esse é um serviço muito procurado pelo fortalezense e, pra nós aqui na Câmara, ter um ponto de atendimento do INSS, poder receber as pessoas aqui, junto com a Central da Cidadania, pela qual já atendemos, nesse um ano e meio, mais de 21 mil pessoas, é muito importante. Não tenho dúvida que, com o ponto do INSS aqui, nós vamos ampliar os atendimentos na Central e daremos velocidade a fila do INSS que tanto o ministro tem colocado como prioridade. Acho que é um ganho importantíssimo para a Câmara Municipal, para o cidadão de Fortaleza, que nós vamos conseguir ter mais agilidade na nossa cidade, para os fortalezenses que queiram ser atendidos pelo INSS, pela Previdência”, ressaltou Gardel Rolim.
Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o novo Posto disponibilizará aos fortalezenses, uma série de serviços ofertados pela Previdência. Lupi ainda ressaltou a quantidades de cidadãos que têm benefício da Previdência, na Capital Cearense. “A Previdência tem que estar onde é necessário. Graças a Deus estamos hoje efetivando o funcionamento para prestar serviço à população de Fortaleza. O tipo de serviço que a Previdência faz, dentro da licença à saúde, licença à maternidade, aposentadoria, pensão, verificação de como está o processo, BPC Loas, ou seja, uma série de serviços. Só aqui em Fortaleza, quatrocentos mil brasileiros têm algum benefício da Previdência.”
Além do ministro Carlos Lupi, do presidente Gardel Rolim e do prefeito, José Sarto, vereadores de Fortaleza, também acompanharam a oficialização do Serviço, na Casa Legislativa Municipal. Dentre os parlamentares, o vereador Adail Júnior (PDT) definiu o Seviço como um ganho para os Fortalezenses. “Eu quero parabenizar a conquista hoje em aproximar a previdência social. Aproximando a previdência ao povo, trazendo para a casa do povo, que é aquela municipal, nada mais que ficar muito contente, pois sabemos que todos nós ganhamos, nós que fazemos parte da casa, do poder municipal, do poder executivo, do poder legislativo, principalmente, o povo de Fortaleza.”
O vereador Iraguassú filho (Republicanos) classificou a Central da Cidadania como um compromisso com a população e os serviços da Previdência, na Casa, como agente de fortalecimento das ações da Casa. “Eu acho que a Central de Cidadania é um compromisso da Câmara Municipal com a população de Fortaleza. Eu tenho orgulho dela levar o nome do meu pai, José Iraguassu Teixeira, pois tem prestado um grande serviço para a população e, hoje, a população já identifica na Câmara um local de serviço É a Central trazendo o atendimento da Previdência Social. É mais do que importante e fortalece, cada vez mais, as ações do Parlamento Municipal.”
Já o vereador Carlos Mesquita (PDT), falou da relevância da Câmara não só para aprovar projetos, mas também para assistir a população por meio da prestação de serviços essenciais. “Aqui, na Câmara Municipal, nós vamos deixar um legado com esta unidade, deste Posto que assistirá a população, para que a nossa Câmara sirva não só para deliberar, carimbar projetos, mas também, para prestar serviços.”
Também presente ao lançamento do Serviço, o vereador Raimundo Filho (PDT) ratificou o número de atendimentos realizados pela Central da Cidadania e o aumento da demanda pelos serviços ofertados pela Central, com a ativação do INSS. “Quem ganha é o povo de Fortaleza, porque mais é um espaço pra atender a população. Um posto do INSS dentro da Câmara, com certeza aumentará essa demanda, essa procura das pessoas aqui. Como o presidente falou, já tem mais de vinte mil atendimentos e, agora, muito mais, porque a procura pela previdência social é grande. Como presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social, digo que é um ganho muito grande pra Casa e para toda a cidade de Fortaleza.”
Em janeiro deste ano, o espaço destinado para o funcionamento do Posto do INSS já havia sido anunciado na Central da Cidadania, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), além do superintendente regional substituto do INSS no Nordeste, Rodrigo Meirelles, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o deputado federal André Figueiredo (PDT) e outras autoridades.
Sobre a parceria:
A parceria resultou de uma articulação do presidente Gardel Rolim, que havia se reunido com o ministro, em Brasília, em setembro do ano passado. Acompanhado de uma comitiva de vereadores, o presidente Gardel tratou da instalação do posto de atendimento na Câmara. Na ocasião, a reunião contou com a participação dos vereadores Paulo Martins (PDT), Iraguassú Filho (Republicanos), Adail Júnior (PDT), PPCell (PDT), Ana Aracapé (Avante), Katia Rodrigues (PDT), Michel Lins (PRD), Márcio Martins (UNIÃO BRASIL), além do deputado federal André Figueiredo (PDT).
Foto: Mateus Dantas