Foto: redes sociais

Encontro

Assembleia Legislativa do Ceará recebe visita do ministro dos Direitos Humanos nesta sexta-feira

Ministro Silvio de Almeida será recebido pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV), receberá a visita do ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, nesta sexta-feira (27), às 14h.

Ele será recebido pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, e pelo presidente da CDHC e do CPCV, deputado Renato Roseno. O ponto central do encontro é a entrega de relatório elaborado pela CDHC que aborda o histórico de violência institucional no Ceará.

“O trabalho do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece representa uma grande contribuição para o tema no Ceará e no Brasil, por isso, é muito importante que essa atuação possa ser compartilhada durante a visita do ministro dos Direitos Humanos”, avalia o presidente Evandro Leitão.

“Este encontro representa uma oportunidade significativa para a promoção e defesa dos direitos humanos no Ceará, permitindo a troca de informações, experiências e estratégias para combater a violência institucional e proteger as vítimas desta trágica realidade”, ressalta Roseno.

Além disso, durante esta oportunidade, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) apresentará o contexto da “nordestinação” e interiorização dos homicídios de adolescentes, para discutir estratégias de implementação de uma agenda nacional de prevenção à violência, especialmente voltada para as juventudes.

A partir de um trabalho de articulação do CPCV em Brasília com diversos órgãos federais, como o Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Ministério do Desenvolvimento, o Governo Federal está trabalhando em conjunto com o Comitê para elaborar um Termo de Cooperação destinado a compartilhar a tecnologia desenvolvida pelo órgão da Alece no campo da prevenção à violência.

Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) é uma instância de estudo, debate e mobilização instituído em 2016 na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, estando vinculado à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa.

Ao longo dos anos, o CPVC, que conta com parceria e articulação com diversas instituições, tem realizado estudos, pesquisas, monitoramentos, recomendações e formações com foco na prevenção à violência.

Aviso de Pauta
Sexta-feira (27/10), às 14 horas
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Salão da Presidência

Necessária confirmação para autorização de acesso.

Fotos e vídeos serão autorizados nos 5 minutos iniciais da reunião.

Ao final, o presidente Evandro Leitão e o deputado Renato Roseno conversarão com os jornalistas.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram