(Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Incentivo

Alunos da Rede Cuca lançam antologia de quadrinhos inéditos na CCXP, maior festival de cultura pop do mundo

Os alunos embarcam nesta quarta-feira (29/11) para a capital paulista

Doze alunos da Rede Cuca irão representar a capital cearense no Comic Con Experience (CCXP), um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, que ocorre entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, na cidade de São Paulo. Os jovens irão fazer o pré-lançamento da “MAH! Antologia de Quadrinhos da Rede Cuca”, que reúne 30 histórias em quadrinhos criadas pelos alunos do Laboratório Criativo de Quadrinhos da Rede Cuca.

Os jovens irão participar do stand das editoras Mino e Chiaroscuro, parceiras do projeto, com distribuição dos quadrinhos e sessão de autógrafos. Os alunos que irão participar do CCXP foram selecionados entre 30 jovens formados no Laboratório Criativo de Quadrinhos da Rede Cuca. Eles embarcam nesta quarta-feira (29/11) para a capital paulista e contam com apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza.

Processo de criação

As histórias que compõem a “MAH!” são fruto de um curso intensivo de quadrinhos, ministrado nos Cucas Pici e Mondubim, entre os meses de agosto e outubro de 2023, em uma parceria entre a Rede Cuca e as editoras Mino e Chiaroscuro. Entre agosto e outubro, a formação contou com aulas teóricas, práticas e mentoria para desenvolver conteúdos.

Como funciona a formação de quadrinistas da Rede Cuca?

A capacitação é totalmente gratuita e é composta de aulas presenciais e on-line. Ao longo do curso, os alunos são introduzidos na linguagem dos quadrinhos por meio do estudo dos elementos que compõem seus diversos gêneros e sua história. Paralelamente é discutido e explorado a formação do autor e as implicações de uma criação autoral consciente do processo criativo contando para isso com o apoio de mentores.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram