Unipace

Assembleia Legislativa do Ceará apresenta projetos da Unipace e Comitê de Responsabilidade Social na Suíça

A primeira-dama e idealizadora do CRS, Cristiane Leitão, e a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar, apresentaram as ações da Alece no Evento

A Assembleia Legislativa do Ceará apresentou, nesta sexta-feira (15/09), os projetos desenvolvidos pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) – em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa – na 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), realizada este ano em Genebra, na Suíça. A primeira-dama e idealizadora do CRS, Cristiane Leitão, e a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), apresentaram as ações da Alece no Evento.

Sob o tema geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, a 6ª edição da Saeg busca discutir como a cooperação internacional pode contribuir para o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e evidenciar o papel que as escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos – podem exercer na construção de capacidades para a implementação dessa meta.

Lídia Lourinho e Cristiane Leitão expuseram as iniciativas do Parlamento cearense na “Mostra brasileira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida”, neste último dia de evento, no Palais des Nations (Palácio das Nações), sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Na ocasião, foi alinhado um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que prevê a realização de projetos voltados para a capacitação de servidores tendo como foco a Agenda 2030.

O pelo Instituto Rui Barbosa (IRB)

A primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, afirmou que o evento é um momento de troca de experiências e união de esforços de gestores públicos, dos mais diversos órgãos e instituições, para a construção de um futuro mais inclusivo, sustentável e justo, assim como de fortalecer o compromisso da Alece com a Agenda 2030. “Foi também uma oportunidade para apresentarmos o modelo de governança adotado pelo Parlamento cearense, que hoje é referência em iniciativas de cultura de paz, capacitações e realização de projetos de impacto social, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e da Escola Superior do Parlamento Cearense”, ressaltou.

A líder do Comitê de Responsabilidade Social apontou ainda que são realizados treinamentos frequentemente para inserir na sociedade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É com muita honra que estamos aqui na ONU, em Genebra, apresentando todas essas ações exitosas que conseguimos implantar dentro do Parlamento cearense. Eu acredito que é uma maneira de levarmos as boas práticas para toda a sociedade”, enfatizou.

Lídia Lourinho destacou que a Unipace, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social, montou uma formação continuada, no formato de trilhas formativas, com cursos para inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro do Parlamento. Entre as iniciativas apresentadas na Saeg esão a reserva de vagas nos cursos de línguas ofertados pela Unipace para os jovens moradores de comunidades vulneráveis e a formação de servidores. Como destacou a diretora acadêmica da Escola do Parlamento Cearense, “a Unipace foi a única escola de governo do Nordeste a ser selecionada para essa mostra de relatos de experiencias exitosas”.

SAEG

A Semana da Avaliação em Escolas de Governo (Saeg) é um conjunto de eventos interligados que constroem um espaço de diálogos e troca de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados sobre estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.

Com o tema “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, a edição deste ano reúne lideranças de diversas áreas para debater ações para o alcance das metas da Agenda 2030 no serviço público, assim como destacar a importância das escolas de governo para o cumprimento desse objetivo.

Neste segundo e último dia de programação foram realizadas a “Mostra brasileira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida”, a “Mostra estrangeira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida ao/do Brasil” e, por fim, a solenidade de apresentação de acordos firmados e exploratórios com e para escolas de governo.

O encontro é realizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

WhatsApp
Facebook
X
Telegram