Compromisso

Assembleia Legislativa leva exemplo de ações de Cultura de Paz a 6ª SAEG, em Genebra

Alece sai na frente porque é a única a possuir o Comitê de Responsabilidade Social, órgão que tem a finalidade de sistematizar, otimizar e gerenciar as ações na área social da Casa Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Comitê de Responsabilidade Social, participará presencialmente da 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que ocorrerá em Genebra, na Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro. A Alece é a única Assembleia Legislativa do Nordeste e está entre as sete assembleias do Brasil a participar deste encontro, que é o primeiro em nível global.

A idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destaca que a conquista é reflexo das ações empreendidas pela gestão da Casa em busca de uma governança sistêmica, voltada aos critérios ESG, que levam em conta os aspectos ambientais, sociais e de governança.

“Será uma grande honra estarmos representando o Parlamento cearense nesse encontro de grande renome internacional. Desde que o presidente Evandro Leitão assumiu a gestão da Assembleia Legislativa, firmamos o compromisso de adotar uma gestão sistêmica, voltada aos critérios ESG, fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dessa nova gestão, conseguimos alcançar resultados exitosos na sociedade cearense, os quais serão devidamente apresentados na 6ª SAEG, juntamente com as metas da Agenda 2030 da Alece”, assinalou.

A Alece sai na frente porque é a única a possuir o Comitê de Responsabilidade Social, órgão que tem a finalidade de sistematizar, otimizar e gerenciar as ações na área social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores do Parlamento e da sociedade cearense. O Comitê de Responsabilidade Social, criado em 2021, é fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Nesta 6ª edição, a SAEG está organizada em sete eventos, sob o tema geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”. Isso significa que a Alece está levando seu exemplo de governança para todo o mundo. Por meio da mudança de cultura organizacional, o Comitê de Responsabilidade Social tem atuado com ações que envolvem a promoção da cultura de paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteção ao meio ambiente e ao clima e erradicação da pobreza, além de colaborar com comunidades e cidades mais sustentáveis, desenvolvidas e igualitárias.

A 6ª SAEG apresenta ainda como produto de sua realização a assinatura de um documento de intenções que sinaliza o compromisso das escolas de governo brasileiras de construírem capacidades na Agenda 2030 e no processo de cooperação com demais escolas de governo do País, por meio de “quadro-compromisso” que será apresentado na data de realização do evento.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram