Homenagem

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em comemoração ao Dia do Médico

Deputada Marta Gonçalves destaca que convive diariamente com a medicina há mais de 40 anos, tempo que é casada com o médico Acilon Gonçalves

A Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (14/10), no Plenário 13 de Maio, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Médico. A solenidade foi solicitada pela Deputada Marta Gonçalves, pelos Deputados Queiroz Filho e Leonardo Pinheiro, subscrito pelos Deputados Almir Bié e Juliana Lucena. A data comemorativa no Brasil ocorre no dia 18 de outubro, quando também é celebrado o Dia de São Lucas, protetor dos médicos.
A deputada Marta Gonçalves destaca que convive diariamente com a medicina há mais de 40 anos, tempo que é casada com o médico Acilon Gonçalves. Além disso, seus dois filhos também escolheram seguir a mesma profissão do pai. “A medicina faz parte de minha vida e casou bem com a formação dada por meus pais de cuidar das pessoas. Meu esposo e meu filhos seguem nessa missão, fortalecida através da política. Esse cuidar é inerente a esses dois caminhos. Por isso me sinto imensamente feliz em poder fazer essa homenagem,” disse.
A deputada homenageou três médicos: Heitor Gonçalves, Walber Gonçalves e Paulo Eduardo Gonçalves. “Eles bem representam o juramento de Hipócrates, que diz: Eu prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da humanidade. A saúde e o bem-estar de meu paciente (…). Respeitarei a autonomia e a dignidade do meu paciente e guardarei o máximo respeito pela vida humana!.”
Após a entrega dos certificados de honra ao mérito, o Dr. Heitor Gonçalves foi um dos homenageados que se pronunciou na sessão. Em seu pronunciamento disse que o médico tem que ter três qualidades fundamentais: a qualidade humana; a empatia, que pode ser transformada em paixão; a qualidade intelectual, no sentido de ter capacidade técnica para saber resolver problemas e a qualidade politica e moral, cada vez mais necessária, no sentido de conhecer o dever como médico e buscar antes de tudo a igualdade entre as pessoas” disse.
Veja abaixo o perfil dos homenageados da deputada Marta Gonçalves:
Francisco Walber de Sá Gonçalves, médico, especialista em pediatria e sempre fazendo clínica geral. Atuou por 26 anos como médico do Hospital da UFC; 34 anos na Prefeitura de Fortaleza e está há 35 anos como médico pela Prefeitura de Aquiraz, nunca exercendo a medicina privada. Continua em Aquiraz, dando assistência a quase todos os 82 mil habitantes do município.
Heitor de Sá Gonçalves possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi diretor da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) do Estado da Bahia, em 1993, e do Estado do Ceará, de 1997 e 1998. Foi Consultor da Organização Panamericana de Saúde, entre 1986 e 1987. É especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutor em Farmacologia pela UFC. É presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor do Centro de Dermatologia Dona Libânia.
Paulo Eduardo de Sá Gonçalves é Médico Dermatologista formado pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas em 2004, com especialização em Dermatologia pelo Centro de Dermatologia Dona Libânia, onde trabalha como responsável pelo ambulatório de psoríase e imunobiológicos.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram