A Câmara de Fortaleza (CMFor) está utilizando tecnologia para tornar os serviços mais ágeis e eficientes para a população. A Central de Cidadania do Legislativo passou a adotar aplicativos de mensagem para avisar os cidadãos quando a Carteira de Identidade Nacional (CIN) está pronta para retirada, acelerando a entrega do documento. O serviço é pioneiro.
João Vitor, um dos beneficiados pela novidade, elogiou a iniciativa: “É um serviço que foi bem utilizado, com eficácia, por poder avisar com antecedência quando o seu RG está pronto, a ponto de você não acabar perdendo tempo. O atendimento foi muito bom, eu vim aqui em fevereiro, no comecinho de abril já me avisaram que estava disponível.”
Duílio Costa também solicitou a carteira na Central e elogiou o serviço. “O atendimento foi perfeito, foram muito cordiais e está de parabéns a Câmara Municipal de Fortaleza. Esse sistema de comunicação com relação à carteira, ao start da carteira, é perfeito. Isso aí é mais uma praticidade que a Câmara Municipal de Fortaleza oferece. Parabéns!”
Wellen Monte, coordenadora da Central da Cidadania, explica que o contato antecipado facilita a vida dos cidadãos: “Entramos em contato com o cidadão quando o seu documento está pronto para o recebimento, a fim de dar maior celeridade ao processo de entrega. Às vezes o documento chega antes do prazo, que é de 20 dias, e com o nosso contato aceleramos o recebimento da CIN, colaborando para que as pessoas resolvam suas pendências. Essa novidade é mais uma ação da Câmara para facilitar a vida dos fortalezenses.”, explica Wellen.
“Implementamos um agente inteligente que, quando chega o documento na Casa, as colaboradas sinalizam dentro do sistema que gera um agendamento. Nosso agente inteligente lê esse agendamento e faz o disparo da notificação por meio dos contatos da pessoa. O agente também verifica se a notificação foi lida pelo usuário, evitando que a pessoa receba novas notificações”, explica o Coordenador de Informação e Dados na Câmara de Fortaleza.
“A Câmara de Fortaleza tem que estar cada vez mais próxima da população, tanto na aprovação de medidas que melhorem a vida das pessoas quanto na oferta de serviços de forma ágil e eficaz. Nós entendemos que o uso da tecnologia, da inteligência artificial, tem muito a contribuir para alavancarmos nosso desempenho. Por isso, estamos investindo na modernização da Casa do Povo e na automação das notificações de entrega das identidades pela Central da Cidadania é apenas um desses avanços”, destacou o presidente da Câmara, Leo Couto (PSB).
Antes, as pessoas precisavam ligar para a Central ou ir pessoalmente para conferir se o documento estava pronto. A medida facilitou esse processo para a população e ainda deu mais celeridade à entrega.
A solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional não é obrigatória, todo cidadão tem até 2032 pra migrar do modelo antigo para o novo. As identidades continuarão válidas até o ano de 2032.
Documentos necessários
Certidão de nascimento (se solteiro)
Certidão de casamento (se casado)
CPF
Comprovante de residência
A nova CIN
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) traz uma importante mudança. A numeração será única, apenas o CPF, permitindo a integração com outros órgãos e serviços. A nova CIN contará com novos elementos de segurança, inclusive, um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, para uma checagem fácil e confiável pelas Forças de Segurança Pública e por todos os postos de atendimentos públicos e privados, pois como a nova CIN também é digital, está incluída no aplicativo GOV.BR.
Como solicitar
Para solicitar o novo documento de identificação nacional é necessário agendar atendimento no site da Secretaria de Proteção Social (SPS), e se direcionar no dia e hora agendados na Câmara de Fortaleza, apresentar certidão de nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento (se casado); CPF e comprovante de residência.
No caso de pessoas com deficiência, é necessário além da documentação já citada, o laudo médico com CID.
Confira a validade da CIN:
0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos;
12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.;
Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Para solicitar a CIN, os cidadãos devem agendar pelo site https://minhaagendavirtual.com.br. As senhas para atendimento são disponibilizadas de quarta-feira, às 7h, até domingo, com limite definido pela Secretaria de Proteção Social (SPS).
Serviço:
Central da Cidadania – Câmara de Fortaleza
Horário: de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h
Endereço: Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante
Fone: 3444-8444
Foto: Zerosa Filho
Repórter: Maurício Santos