O presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, juntamente com representantes do Iracema Digital, reuniu-se nesta terça-feira (13) com o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, para tratar da política de implantação de data centers e do avanço da transformação digital e da Inteligência Artificial no Ceará. O encontro contou com a participação de representantes do IFCE, da UECE, do Iracema Digital e de empresas que integram o ecossistema de inovação e tecnologia do estado.
Na ocasião, foi apresentada a proposta de criação do Centro de Inteligência Artificial do Ceará, que prevê a estruturação de um polo de Ciência, Tecnologia e Inovação em IA, com foco em governança, desenvolvimento sustentável e atração de investimentos. A iniciativa, apresentada pelo professor Mauro Oliveira, conta com o apoio da Funcap, da Etice, do Centec, de universidades, instituições de pesquisa e empresas de tecnologia.
Segundo Acrísio, a atração de data centers e o fortalecimento da Inteligência Artificial, com foco na sustentabilidade ambiental, representam uma oportunidade estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população cearense.
O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, destacou o alinhamento da proposta com a visão do Governo do Estado para a transformação tecnológica e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Ceará.
”A reunião com o Chagas Vieira chefe da casa Civil do governo do estado recepcionando entidades universidades intelectuais que trabalham a perspectiva da transformação digital no estado Ceará foi muito produtiva inclusive analisando as contrapartidas social dos da center is que estão se instalando no nosso estado e vendo Especialmente a questão da qualificação dessa mão-de-obra”, ressaltou Sena.









