Divulgação

Educação

Comunidade rural ganha escola completamente reformada pela Prefeitura de Caucaia

A reinauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), e reuniu autoridades municipais, alunos e comunidade escolar

Os 106 alunos da Escola Municipal Pedro Paulino da Rocha, localizada na Cachoeira dos Paulinos, comunidade pertencente ao distrito de Bom Princípio, zona rural do município, são os mais novos beneficiados pelo Plano de Revitalização do Pátio Escolar, promovido pela Prefeitura de Caucaia. A reinauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), e reuniu autoridades municipais, alunos e comunidade escolar.

“O que estamos vendo aqui é o trabalho de uma gestão que tem obsessão em realizar, em fazer entregas. Foram mais de 160 escolas já beneficiadas por reparos e reformas estruturais, como esta. São obras de concreto, e que de concreto farão a diferença na vida de centenas de pessoas”, disse o prefeito Vitor Valim.

De acordo com a diretora da escola, Natalina Arruda, a última reforma no prédio aconteceu em 2001, ou seja, há mais de vinte anos. Com a reforma promovida na atual gestão, o prédio recebeu cobertura metálica do pátio externo; recuperação estrutural dos banheiros masculino e feminino; piso intertravado; casa de gás; recuperação do castelo d’água; troca de revestimento; pintura geral; Chuveirão; Retelhamento geral e Acessibilidade.

“Na minha chegada aqui, a escola tinha um ambiente não muito agradável. O chão era quebrado, as salas eram quentes. Eu sentia que estava enfrentando algo que no momento eu não tinha como resolver. Até que recebi uma ligação do setor de Planejamento da Secretaria de Educação dizendo que o prefeito ia visitar a nossa escola. Na chegada dele, ele já nos informou da reforma, onde nós e toda a comunidade ficamos muito felizes. Hoje você pode ver que a nossa escola é nota 10”, comemora Natalina.

Luziene Nunes, mãe de aluno, também elogia o antes e depois da escola Paulino da Rocha: “Antes era muito deteriorado. A gente ficava preocupada, as crianças vinham brincar, podiam se machucar”, revela. Quando ela soube da reforma, o sentimento foi um misto de alegria e alívio. “Eu fiquei muito feliz. A gente ficou muito feliz pelo resultado. Ficou melhor, reformaram a quadra”, completa.

Saiba mais

A atual gestão municipal, desde 2021, tem na Educação um de seus principais focos de trabalho. O investimento nos tablets com chips de acesso à internet a todos os alunos do ensino fundamental, a fim de garantir o ensino à distância na época da pandemia, foi o primeiro ato nesse sentido. O município investiu também na valorização dos profissionais da educação, professores e núcleo gestor, que além de terem antigas demandas atendidas, como a progressão horizontal, os precatórios do FUNDEF, foram um dos primeiros do país a terem o piso nacional ratificado no município.

Além disso, foi também nesta gestão o investimento em escolas de tempo integral. Atualmente o município conta com 04 escolas em tempo integral, além de mais de 40 escolas com turmas em tempo integral. Entre elas, o Polo Avançado, com ensino integral para alunos do 9º ano selecionados pela SME e o Imersão Nota 10, com aulas de reforço e extracurriculares (ballet, xadrez, música, contação de histórias. Entre as últimas iniciativas da Educação em Caucaia, o município lançou, em julho deste ano, o Bora Conectar, que vai levar conexão de internet banda larga a 45 mil alunos da rede municipal.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram