Gastronomia

Deputado Simão Pedro propõe criação da ‘Rota Turística da Tilápia’

O projeto do deputado designa como pontos de destaque os municípios de Orós, Jaguaribara, Banabuiú, Icó e Arneiroz

O Deputado estadual Simão Pedro deu entrada na Assembleia legislativa ao projeto de lei que institui a “Rota Turística da Tilápia”. A proposta tem como objetivo promover e desenvolver o turismo gastronômico a partir da culinária e da produção de tilápia.

“A lei proporcionará a valorização do turismo gastronômico regional, além de enaltecer a cultura cearense a partir das tradições e práticas relacionadas à pesca da tilápia, além de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe. A produção deste pescado em um passado recente foi responsável por colocar o Ceará entre os maiores produtores do Brasil, movimentando a economia regional e gerando emprego, principalmente em Orós e no Castanhão”, justifica Simão Pedro.

O projeto do deputado designa como pontos de destaque os municípios de Orós, Jaguaribara, Banabuiú, Icó e Arneiroz.
A Rota Turística da Tilápia beneficiará locais estratégicos como propriedades rurais, açudes, fazendas, cooperativas, estabelecimentos de processamento do pescado e restaurantes temáticos em todo o Ceará.

“Quando fui prefeito de Orós,, conheci de perto a importância da cadeia produtiva da tilápia para a economia regional. Além disso, propusemos a realização da audiência pública na Assembleia que discutiu as demandas de pescadores e aquicultores no Estado, defendendo o refinanciamento ou perdão das dívidas das categorias”, conclui o deputado.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram