(Foto: Divulgação)

Crescimento

Expoconstruir Nordeste supera R$ 400 milhões de negócios

Evento atraiu mais de 30 mil visitantes

Por Camylla Evellyn

Um sucesso em todos os aspectos. Dessa forma, a organização da Expoconstruir Nordeste 2023 resume os resultados do evento que movimentou todo o ecossistema da construção do Norte e Nordeste do país durante quatro dias (entre 4 e 7 de outubro), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Foram mais de R$ 400 milhões em negócios gerados e mais de 30 mil visitantes que compareceram aos estandes de fabricantes, revendedores, distribuidores, empresas e instituições ligadas ao setor de materiais de construção.

“A Expoconstruir Nordeste 2023 superou todas as nossas projeções, tanto em número de visitantes quanto em negócios gerados durante o evento. O saldo é extremamente positivo, principalmente em relação à satisfação das empresas participantes, o que prova a força do setor de materiais de construção, um dos mais relevantes da economia brasileira e que coloca a ExpoConstruir Nordeste como uma das maiores feiras regionais do país”, comenta Carlito Lira,CEO da Expoconstruir Nordeste 2023 e Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Contrução do Ceará (Acomac-CE). “Agora a ExpoConstruir Nordeste terá realização anual e estamos muito otimistas para a próxima edição que acontecerá de 18 a 21 de junho de 2024, também no Centro de Eventos, em Fortaleza, quando reunirá várias outras indústrias de todo o Brasil, além das que participaram nesta edição”, reforça Carlito Lira.

Ao longo dos quatro dias de evento, os visitantes puderam ver de perto as soluções mais inovadoras para construção, reforma e acabamento, com fabricantes de várias partes do Brasil, além de condições comerciais especiais para os comerciantes e construtores. Revestimentos, rejuntes, louças sanitárias e cerâmicas, materiais elétricos e hidráulicos, máquinas e equipamentos, iluminação, tintas, itens de proteção, segurança, sistemas construtivos entre outros, figuraram entre as atrações dos expositores, em uma área de 10 mil metros quadrados de estandes.

Homenagem
Em reconhecimento ao trabalho e à participação na economia da nossa região, a Expoconstruir Nordeste 2023 prestou homenagens a empreendedores do setor, representando os Estados do Nordeste. Receberam a 1a edição do Prêmio Mérito Expoconstruir Nordeste 2023 os empresários: Antônio José de Freitas Mello, fundador do Grupo Normatel, e Gilberto Joaquim Gomes da Costa, Presidente do Conselho da ACAL Home Center – ambos representando o Estado do Ceará. Alex Mendonça, Vice-Presidente do Grupo Carajás – representado pelo gerente regional Fábio Costa, veio do Estado de Alagoas. Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, o Carlinhos da Tupan, Presidente do Grupo Tupan, marcou presença pelo Estado de Pernambuco.

Também receberam a premiação os empresários Genivan Josué Batista, da Rede Aconstrutora (RN); Marcelo Brasil, do Grupo Potiguar (MA) – representado pela filha, Camila Brasil; Henrique Lara, Presidente da Projecta (PB); Luzinaldo Alves (Naldo), Presidente do Atacadão do Piso (BA); e Tiago José, Presidente da Ampla Material de Construção (PI).

Arena do Conhecimento
A feira também foi um grande difusor de conhecimento para empreendedores de todos os portes que participaram do evento – desde donos de lojas de materiais de construção, a gestores de obras, construtores, estudantes e profissionais da área. Um total de 30 palestras foram realizadas na Arena Expoconstruir, na Arena Acomac, na Arena Coopercon e no auditório, a respeito de temas como planejamento de negócios, logística, estratégia de vendas, marketing digital, entre outros conteúdos, que ajudaram a ampliar a visão dos empresários. “Um evento como a Expoconstruir tem esse potencial transformador: o empreendedor participa, adquire novos conhecimentos e volta para casa com novas ideias, para melhorar o seu negócio”, projeta Carlito Lira, CEO da Expoconstruir.

A Expoconstruir Nordeste 2023 foi uma promoção da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), com apoio oficial do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE), Coopercon-CE, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sebrae e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

WhatsApp
Facebook
X
Telegram