O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, neste mês do novembro, o primeiro seminário de formação em educação museal. O evento “Memórias, educação e sociedade” será realizado em duas segundas-feiras: 11/11 e 18/11.
Segundo o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, o objetivo do evento é suscitar debates pertinentes para a sociedade sobre o papel dos museus e espaços de memória enquanto campo de educação e aprendizagem, além da qualificação dos profissionais de museus, trazendo temas relevantes para o debate social e museológico.
Paulo Roberto explicou que o evento vai abordar questões referentes às atividades de educação e sobre como levar em conta as diversas características da sociedade. “Vamos abranger os diversos segmentos da sociedade, como pessoas com deficiência, indígenas, negros”, afirmou.
O coordenador explicou ainda que o seminário faz parte da formação continuada da equipe do Malce, especialmente as pessoas que trabalham nas atividades de mediação ou de educação, apresentando o Poder Legislativo aos visitantes. “Esse trabalho de mediação possui uma natureza educacional e, para que possamos exercer essa atividade, nossos colegas devem ser continuamente formados e treinados”, disse.
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia do evento (11/11), os interessados podem conferir palestra do professor historiador da Universidade Federal do Ceará (UFC) Régis Lopes, abordando a educação museal, com destaque para a obra de sua autoria “A danação do objeto”. O evento tem início a partir das 14h. Já às 15h, o tema abordado será “Museus e Acessibilidade”, a partir da prática do jornalista Carlos Viana, membro do Projeto Acesso, e da professora Sté Barros, intérprete de Libras com experiência na área artístico-cultural.
Já na segunda-feira seguinte (18/11), o evento aborda debates sobre novas perspectivas museais, além dos espaços tradicionais. Com o tema “Museus e Contracolonialidade”, o debate começa a partir das 14h, com a indígena Kanindé Suzenalzon Kanindé, mestre em Humanidades pela Unilab e doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e conta com a participação do historiador e liderança quilombola João do Cumbe.
O encerramento do seminário começa às 15h e conta ainda com uma mesa com o tema “Abolição Inacabada- Lutas Negras, Política Cearense e Abolicionismo”. Para falar sobre o assunto, o evento conta com a presença dos educadores Hilário Ferreira e Cícera Barbosa, além de Francisca Sena, que é membro da Rede de Mulheres Negras do Ceará.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas nesse link.
O seminário “Memórias, educação e sociedade” acontece nos auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da Alece, prédio principal.
Edição: Lusiana Freire