(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Pelo menos 82% dos municípios serão beneficiados com Reforma Tributária

Por Camylla Evellyn

O texto da reforma tributária, aprovado na Câmara dos Deputados e que tramita agora no Senado, vai beneficiar ao menos 82% dos 5.568 municípios brasileiros, além de 60% dos Estados. A avaliação consta de estudo divulgado nesta segunda-feira (28/08) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). As informações são da Agência Brasil.

O documento “Impactos Redistributivos da Reforma Tributária: Estimativas Atualizadas” foi elaborado pelos pesquisadores Sérgio Gobetti e Priscila Monteiro. A pesquisa faz uma comparação de como ficará a arrecadação de e
Estados e municípios.

O estudo comparou as receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) obtidas em 2022 por todos os municípios e Estados do país com as que teriam sido verificadas em caso de vigência do novo modelo tributário. Este, por sua vez, prevê um imposto sobre bens e serviços de base ampla e cobrado no no local de consumo.

O Ipea constatou que os entes ganhadores com a reforma são, em geral, estados menos desenvolvidos e municípios mais pobres. De todas as cidades que têm Produto Interno Bruto (PIB) per capita inferior à média brasileira, 98% serão beneficiadas.

Do grupo das 108 cidades populosas e pobres, 98% serão contempladas de forma positiva com a reforma.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram