Pela primeira vez, os municípios de Aquiraz e Pindoretama entram oficialmente no circuito do 25º Festejo Ceará Junino , o mais importante e mais tradicional evento da cultura junina no Ceará. Com a realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) , as duas cidades passaram a integrar o mapa junino cearense, celebrando não apenas as tradições nordestinas, mas também o fortalecimento da identidade local e a movimentação da economia criativa.
Os festivais nos dois municípios acontecem simultaneamente nos dias 04 e 05 de julho , com programação totalmente gratuita para o público. Em Aquiraz , o IV Festival Regional de Quadrilhas Juninas da Associamigos será realizado na EMEF Plácido Castelo , reunindo tradição, arte e a força da cultura popular. Já em Pindoretama , o Festival de Quadrilhas Pindorecana acontece no Ginásio Poliesportivo Waldemar Alcântara , localizado na Avenida Capitão Nogueira, 944 . Ambos os espaços foram cuidadosamente preparados para receber quadrilheiros, turistas e moradores com segurança, estrutura e alojamento.
Em Aquiraz, a inovação e o cuidado com cada detalhe marcam a preparação do festival. A programação inclui formações, exposição de fotos e vídeos com a temática junina , além da entrega de certificados de participação para grupos juninos e palestrantes , valorizando o envolvimento de todas as pessoas que fazem a cultura acontecer. A ação conta com o apoio da Associação Associamigos , que há cinco anos atua em todos os bairros do município, fortalecendo o movimento cultural. A estimativa é de um público superior a três mil pessoas , que poderão prestigiar o evento em um ambiente estruturado e com um espaço gastronômico diverso e atraente . “A expectativa é muito boa. Estamos preparados para receber bem o público e mostrar o que Aquiraz tem de melhor. O evento fortalece a cultura e ainda traz benefícios econômicos para a comunidade”, destaca Priscila Siqueira , organizadora do festival.
Enquanto isso, Pindoretama também se organiza com entusiasmo para receber sua primeira etapa do Festejo. Com a realização do Festival de Quadrilhas Pindorecana , a expectativa é de um evento marcante e repleto de emoção. Segundo o produtor cultural e organizador Wellington Sousa , o clima é de acolhimento e cooperação. “Pindoretama é uma cidade muito receptiva. Desde o início, a gestão pública abriu as portas e deu total apoio para que tudo acontecesse. As ruas ao redor do espaço do festival serão interditadas para garantir a chegada segura dos ônibus das quadrilhas e de todo o público”, relata.
A presença do Festejo Ceará Junino em Aquiraz e Pindoretama reafirma seu papel como política pública de valorização da cultura popular e descentralização cultural , promovendo a inclusão, a circulação de artistas e o fortalecimento da identidade popular. Ao levar as festas juninas para novos territórios, o evento amplia horizontes e mostra que a cultura é um motor de desenvolvimento, pertencimento e alegria coletiva.