Zumbi dos Palmares, grande mártir da luta negra brasileira - (Imagem: Pedro Celso Cruz de Souza/Commons)

Resistência

Por que dia 20 de novembro não é considerado feriado no Ceará?

A referida data faz menção à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares

Por Camylla Evellyn

O dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, é feriado no Ceará? A resposta é não. O estado não possui legislação que garanta o recesso neste dia. Por isso, essa ausência é lamentada por militantes das pautas raciais.

A referida data faz menção à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas (AL) e Pernambuco (PE), na região Nordeste do Brasil. Esse importante personagem da resistência à escravidão no país, foi morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Em outros estados, a data é oficialmente feriado. Em São Paulo, por exemplo, o governador Tarcísio de Freitas sancionou uma lei para tornar o dia como feriado estadual. Antes, a decisão era de cada município.

Segundo militantes do Movimento Negro Unificado do Ceará, a ausência do feriado no estado é motivo de lamento. Para a ativista Josélia Gomes, a data deveria ser feriado porque possui importância para o Brasil, para a movimentação negral e para a pauta racial. Ela conclui, ainda, dizendo que deveria ser feriado em território nacional.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram