Prefeitura de Caucaia anuncia a emissão de carteira de identificação para autista

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, celebrado no final do mês de agosto, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, apresentou aos caucaienses a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa tem o objetivo de garantir que os direitos da criança do espectro autista sejam garantidos e facilitar a vida dos pais e responsáveis por essas crianças.

“Estamos aqui para dar uma ótima notícia para facilitar mais e trazer ainda mais dignidade, qualidade de vida e acesso aos espaços e serviços públicos e privados”, comemorou Vitor Valim.

Claudane Holanda, presidente do Espaço Azul, ressaltou a importância da iniciativa da prefeitura. “É muito importante receber das mãos do prefeito a carteira da CIPTEA tão almejada por nós e onde vão ter todas as informações pessoais das crianças. A prefeitura tem sido muito parceira para fazer valer o direito da com espectro autista”, afirmou.

Para garantir a emissão das carteiras, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDST) reforça que é preciso que os pais ou responsáveis façam um cadastro para agendamento através de um link encontrado nos canais oficiais, site e redes sociais. “É preciso que os pais ou responsáveis façam esse cadastro, em seguida nossa secretaria entrará em contato para o agendamento e emissão da carteirinha. Não será necessário levar as crianças, basta ter a documentação e laudo em mão”, declarou.

Documentação necessária

Os pais ou responsáveis que requererem o documento deverão apresentar ao órgão o Relatório Médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além de RG, CPF, Comprovante de Endereço, foto, entre outros dados pessoais. Poderão requerer o benefício o próprio interessado, caso seja capaz, ou ainda tutor ou curador do interessado. O documento terá validade de cinco anos.

Com a aprovação na Câmara, o documento vai beneficiar cerca de 700 pessoas no município, de acordo com a SDST.

Link de cadastro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXjWxPwsjRtG4BQ0j_x2GUuHTzBRTuWnvcmrDRDmZeyPRaZg/viewform

WhatsApp
Facebook
X
Telegram