Divulgação

festividade

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional para o 3° Natal de Todos

A festa vai acontecer sexta-feira e sábado (15 e 16/12), com programação especial para a comunidade cristã

A Prefeitura de Fortaleza montou uma operação especial para apoiar as festividades do Natal de Todos, que acontece na no Aterrinho da Praia de Iracema nos dias 15 e 16 de dezembro. O plano operacional envolve órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Guarda Municipal e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que trabalharão juntos para garantir a tranquilidade e a segurança nas festividades.

Saiba mais: Natal de Todos acontece nesta sexta-feira e sábado (15 e 16/12) com atrações musicais cristãs na Praia de Iracema

Operação de trânsito

A AMC promoverá o controle de tráfego para facilitar o ir e vir do público durante o Natal de Todos. Ao todo, 40 agentes e orientadores do órgão irão auxiliar o acesso do público ao Aterrinho da Praia de Iracema nesta sexta e sábado.

A operação terá início a partir de 6h da manhã com a coibição de estacionamento na Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro, e Rua Ildefonso Albano, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e a Rua Atualpa Barbosa Lima. Já os pontos de bloqueio serão implementados a partir das 7h da manhã nos cruzamentos da Avenida Historiador Raimundo Girão com a Rua Ildefonso Albano e a Rua João Cordeiro. O acesso local de moradores estará garantido mediante comprovante de endereço.

Em caso de ocorrências de irregularidades ou sinistros de trânsito, a população pode solicitar atendimento do órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Ordenamento

Ambulantes já cadastrados pela gestão municipal poderão vender lanches rápidos e bebidas durante o Natal de Todos. Ao todo, até 160 ambulantes vão trabalhar, de forma fixa ou itinerante, no Aterrinho da Praia de Iracema, na área de atuação do comércio ambulante designado pela Prefeitura de Fortaleza. Dentre esses ambulantes, 40 são fixos, contando, cada, com três ajudantes, alcançando assim, o total de 160 comerciantes.

Os empreendedores fazem parte do banco de dados de ambulantes da Secretaria Executiva Regional 2 e já atuam no local que receberá o evento. Além de cadastrados, os comerciantes participam de capacitação sobre boas práticas de higienização e alimentação, promovida pela Vigilância Sanitária de Fortaleza, estando, assim, aptas a atuarem nos eventos que ocorrem na Beira-Mar.

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) reforçará a segurança durante os dois dias de evento. Um efetivo de 110 servidores realizará o patrulhamento e ações de prevenção, divididos em equipes de 55 guardas municipais por dia.

Os agentes atuarão com ações de patrulhamento em viatura, patrulhamento a pé, motopatrulhamento, videomonitoramento, ações de prevenção e de salvamento aquático e no apoio aos outros órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

Também será realizado reforço nas equipes dos terminais viários, para garantir a maior segurança para passageiros na ida e no retorno das apresentações do Natal de Todos.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente para garantir o ordenamento do comércio ambulante, com mais de 200 agentes, entre fiscais de Atividades Urbanas, auxiliares e motoristas, verificando as autorizações e condicionantes emitidas pela Secretaria Executiva Regional 2, impedindo a obstrução irregular dos logradouros públicos e a venda de cigarros eletrônicos. Ainda, realizando busca ativa de descarte irregular de resíduos sólidos, combate à queima de fogos barulhentos e de poluição sonora com a utilização de paredões de som, equipes volantes estarão dispostas no calçadão, na faixa de areia da Praia, e nos bloqueios entre as ruas Ildefonso Albano e Rua João Cordeiro, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Limpeza urbana e iluminação

Uma equipe de 55 garis será mobilizada para limpeza do Aterrinho da Praia de Iracema, sendo 15 para a limpeza anterior ao evento e 40 para a limpeza posterior. Os horários de serviço ocorrem das 6h às 9h e das 22h às 3h.

A iluminação também será reforçada com a mobilização de oito eletricistas para o evento. Dois ficarão na Av. Historiador Raimundo Girão – próximo ao Ideal Clube; três estarão circulando entre Av. Beira-Mar e Praia de Iracema, e nas paradas de ônibus que atendem o evento; outros três ficarão de plantão, para eventual reforço.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram