Legistivo

Presidente da Alece recebe mensagem governamental na abertura do ano legislativo

A solenidade contou com a participação de secretários e secretárias de Governo e outras autoridades

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão (PT), recebeu, na manhã desta sexta-feira (02/02), a mensagem governamental entregue pela vice-governadora Jade Romero, na abertura da sessão de instalação da 2ª sessão legislativa da 31ª legislatura da Alece.

Evandro Leitão agradeceu a participação de todos na abertura de mais um ano de trabalho do Legislativo estadual e a “mensagem do governador, que será tomada pela Assembleia na devida consideração”.

Em seguida, a primeira-secretária em exercício da Mesa Diretora, deputada Juliana Lucena (PT), fez a leitura da mensagem, assinada pelo governador Elmano de Freitas – que não pôde participar por questões de saúde.

No documento, Elmano de Freitas destacou o trabalho realizado no primeiro ano de governo e os avanços em setores como de assistência social e da economia no Estado. Em conjunto com o Governo Federal, estados e municípios, também foram apontadas na mensagem medidas que auxiliaram na redução do preço de alimentos e contenção da inflação, o que “reflete na melhoria da qualidade de vida do povo”.

A “primeira grande ação do Governo” foi atribuída ao programa Ceará Sem Fome, “resultado de um esforço conjunto”, conforme o chefe do Executivo, ação coordenada pela primeira-dama, Lia de Freitas. “Distribuímos mais de 4,5 milhões de refeições, nas 1.080 unidades produtoras – as cozinhas cadastradas no Ceará Sem Fome”, leu Juliana Lucena.

Os destaques da educação do Ceará não foram esquecidos no balanço. Conforme documento do governador Elmano de Freitas, o Estado mostrou mais uma vez a força que tem no setor, com a ampliação da rede de ensino em tempo integral; os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental; no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 e a instalação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza.

Já na infraestrutura, o documento aborda ações como a duplicação da rodovia BR 116, a produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, segurança hídrica e outras que geram postos de trabalho no Estado.

Ações realizadas e os compromissos nas áreas de segurança pública, agricultura, turismo, fomento ao esporte, cultura e saúde também foram lembradas. Nesta última, destaque para o reforço nos serviços oncológicos, novas ambulâncias, combate à Covid-19 e outras doenças, medidas que reiteram o “comprometimento com o povo do Ceará”.

O governador Elmano pontuou ainda na mensagem reconhecer que “os desafios são grandes e que ainda temos muito para conquistar”. Ele enalteceu o papel do Legislativo e pediu “que, em 2024, possamos seguir unidos em todas as ações que busquem a melhoria da qualidade de vida dos cearenses”.

A solenidade contou com a participação de secretários e secretárias de Governo; de deputados e deputadas estaduais; da senadora Augusta Brito (PT/CE); do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Rholden Queiroz; da defensora pública geral do Ceará, Sâmia Costa Farias, e outros.

Edição: Adriana Thomasi

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram