Imagem : redes sociais

Prevenção

Secretaria de Saúde de Caucaia lança ‘Dezembro Vermelho’ com um dia Dia D de serviços e conscientização

A campanha será realizado no CEJA, localizado na rua José da Rocha Sales, 183 - Centro, em frente ao Grêmio Municipal

O último mês do ano traz consigo uma campanha de alerta para a população. Caracterizado pela cor vermelha, o mês de dezembro é dedicado à luta e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Em Caucaia, no primeiro dia do mês, quando se celebra o Dia Mundial de Combate à HIV/AIDS, acontece o Dia D de ações, promovido pelo Serviço de Atenção Especializada para Portadores de HIV/AIDS, ligado à Direção da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além de testes rápidos para a detecção de HIV, Hepatite B, C e Sífilis, o evento trará uma palestra sobre HIV e AIDS e distribuição de preservativo. O Dia D trará também uma série de serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia e auriculoterapia, corte de cabelo, entre outros. Georgia Correia, Coordenadora do SAE Caucaia, revela que o objetivo do evento é desmistificar questões relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis.

“Este é um Dia D ligado ao Dezembro Vermelho, mas durante todos os 365 dias do ano, o SAE faz esse mesmo trabalho, e muito mais. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é crucial quando se trata de HIV. A rápida detecção do vírus permite uma intervenção médica oportuna, o que pode melhorar significativamente a qualidade de vida e aumentar a eficácia do tratamento. Também ajuda a prevenir a transmissão do vírus a outras pessoas. No nosso Dia D, todos aqueles que quiserem, poderão ter acesso a um teste rápido”, reforça. Ainda de acordo com Georgia, no evento também será comemorado os 14 anos do órgão no município.

O Dia D do Dezembro Vermelho, será realizado no CEJA, localizado na rua José da Rocha Sales, 183 – Centro, em frente ao Grêmio Municipal, de 08h às 12h. “Estamos de portas abertas para celebrarmos o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em grande estilo, com muita conscientização e prestação de serviço”, convida Geórgia.

SAE

Há 14 anos, o Serviço de Atenção Especializada para Portadores de HIV/AIDS é o responsável pelo tratamento e acompanhamento de pacientes com HIV/Aids no município, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e uma farmácia exclusiva. Neste ano, o órgão passou a fornecer também o tratamento conhecido pela sigla “PreP”, Profilaxia Pré-Exposição, que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

“A nossa casa de atendimento é um ambiente aberto e acolhedor. Tudo para que os pacientes tenham a certeza não apenas do diagnóstico, seja ele positivo ou negativo, mas também de que vai receber um tratamento digno, com ética, e totalmente gratuito. Oferecemos não só assistência médica, mas também apoio e educação para capacitar os indivíduos a assumirem o controle da sua saúde”, finaliza.

Saiba mais

Estima-se que 112 mil pessoas têm o vírus HIV e não sabem. Esse dado demonstra a importância do diagnóstico precoce. O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Serviço

Dia D do Dezembro Vermelho
Local: Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Caucaia
Endereço: Rua José da Rocha Sales, 183 – Centro, em frente ao Grêmio Municipal
Horário: de 08h às 12h

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram