O governador Elmano de Freitas também falou sobre o orgulho de ver o ITA Ceará se concretizar. “Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade, e ao mesmo tempo com muita pesquisa em áreas estratégicas para o Ceará, como Energias e Engenharia de Sistemas, além do desenvolvimento de empresas e negócios”.
“O ITA Ceará tem grande potencial para transformar a realidade econômica do Ceará, pois formaremos profissionais de ponta para atuar em áreas que são promissoras para o estado. E, com o PreparaITA, do Governo do Ceará, estamos também incentivando os jovens da nossa rede pública estadual a projetarem um futuro no ITA, uma instituição reconhecida pelo alto nível”, reforçou o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
Esta primeira etapa de obras, realizadas na Base Aérea de Fortaleza, teve ordem de serviço assinada em setembro de 2024. Envolve a construção de dois blocos, com três pavimentos cada, sendo um para Alojamentos e outro para o bloco de Engenharia, onde funcionarão as salas de aulas e laboratório. O investimento nesta fase é de R$ 70,9 milhões. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) é a responsável pela obra.
Também está prevista uma segunda etapa. Os serviços desta fase incluem reformas das edificações atualmente existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Serão feitas a recuperação de cobertas e as reformas no prédio administrativo/acadêmico, no hotel de trânsito, no rancho, no grupo de saúde e no bloco de apoio.
Atualmente, o canteiro de obras conta com trabalhadores diretos. A projeção é chegar a 250. Um deles é o servente Antônio José da Silva, de 60 anos.
“Eu já enchi uma carteira [de trabalho] e agora tô indo para outra”, conta Antônio José sobre a trajetória relacionada às obras estruturantes no Ceará. Além do ITA, ele também trabalhou na construção da Arena Castelão, do Centro de Formação Olímpica (CFO), do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), entre outros. “Eu fico com muito orgulho. O pessoal fala para gente, para nossa família, que a gente trabalha em obras grandes”, disse.
Um novo edital foi lançado para o vestibular do ITA 2026, incluindo vagas para o novo campus no município de Fortaleza. As inscrições estão abertas até 13 de julho exclusivamente pelo endereço http://vestibular.ita.br/
“Eu, como cearense, tenho orgulho desse empreendimento que vai trazer avanço em capacitação, mas também, à comunidade industrial e científica, vai engrandecer o nosso País”, concluiu o coronel aviador e diretor do ITA Ceará, Tony Gleydson Barbosa Costa.