Por Camylla Evellyn
Chamado de “segundo cérebro”, nosso intestino produz mais de 30 neurotransmissores diferentes que são associados ao cérebro. Isso faz com que a função do sistema digestivo vá muito além de processar a comida que ingerimos. Ele é responsável pela aprendizagem, memória, humor e também influencia no emagrecimento e na habilidade física, especialmente no desempenho e recuperação na prática de esportes e exercícios físicos.
A microbiota intestinal tem um grande peso na função cerebral. Quando ela está desequilibrada, o intestino pode ficar desregulado, o que pode desencadear prisão de ventre ou diarreia, que são sinais vermelhos para atletas, segundo detalhou Taciane oliveira, nutricionista da Vitafor.
Vae ressaltar que é de suma importância o acompanhamento e orientação profissional para evitar danos à saúde e otimizar a performance. Inclusive, foi possível conferir mais sobre o assunto no 9° Congresso Vitafor Science – Fortaleza, realizado na capital cearense nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Praia Centro.