(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Ciência

Saiba mais sobre o “segundo cérebro”

Capaz de produzir mais de 30 neurotransmissores

Por Camylla Evellyn

Chamado de “segundo cérebro”, nosso intestino produz mais de 30 neurotransmissores diferentes que são associados ao cérebro. Isso faz com que a função do sistema digestivo vá muito além de processar a comida que ingerimos. Ele é responsável pela aprendizagem, memória, humor e também influencia no emagrecimento e na habilidade física, especialmente no desempenho e recuperação na prática de esportes e exercícios físicos.

A microbiota intestinal tem um grande peso na função cerebral. Quando ela está desequilibrada, o intestino pode ficar desregulado, o que pode desencadear prisão de ventre ou diarreia, que são sinais vermelhos para atletas, segundo detalhou Taciane oliveira, nutricionista da Vitafor.

Vae ressaltar que é de suma importância o acompanhamento e orientação profissional para evitar danos à saúde e otimizar a performance. Inclusive, foi possível conferir mais sobre o assunto no 9° Congresso Vitafor Science – Fortaleza, realizado na capital cearense nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Praia Centro.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram